segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Gastos

Outro fator muito importante para sua IF, são os seus gastos. É importante já saber quanto você gasta para viver e quanto você pretende gastar para continuar vivendo daqui 10, 15 ou 20 anos.

De nada adianta você se esforçar para atingir R$ 1.000.000,00 se no momento que você conseguir chegar nesse valor, você descobrir que precisa de mais para manter o seu atual padrão de vida, então é muito importante que você sempre esteja atualizando o valor que você definiu no primeiro dia quando decidiu se tornar financeiramente independente.

Existe uma regra já citada pelo nosso grande mestre VR dos 4% de retirada, conhecida como TSR (Taxa Segura de Retirada, ou do Inglês SWR (Safe Withdrawal Rate), mas a pergunta que fica é "O que isso tem a ver com o quanto eu preciso para ser Independente Financeiramente?" E a resposta vem do seguinte calculo:

O primeiro passo é você definir quanto precisa para ser independente financeiramente com base nos seus gastos.

Meu exemplo:

Aluguel & Condomínio: R$ 800,00
Luz: R$ 50,00
Internet: R$ 75,00
Gás: R$ 15,00
Alimentação: R$ 400,00
Lazer: R$ 400,00
Celular: R$ 50,00

Total: R$ 1.790,00

Depois que você definiu o valor que precisa para manter seu atual padrão de vida, você multiplica por 12 para descobrir o quanto você gasta no ano.

Meu exemplo:

R$ 1.790,00 * 12 = R$ 21.480,00

Eu tenho o gasto fixo no ano de R$ 21.480,00 para manter meu atual padrão de vida. Seguindo o calculo da TSR / SWR eu preciso multiplicar o valor que eu despendo no ano por um número entre 20 e 50 (Quanto maior melhor), no nosso exemplo estamos falando de uma TSR/SWR de 4% ao ano, então para atingirmos esse valor precisamos multiplicar por 25.

Meu exemplo:

R$ 21.480,00 * 25 = R$ 537.000,00

Enfim chegamos ao número mágico que corresponde a minha independência financeira, ou pelo menos o mínimo necessário para suprir minhas despesas pelos próximos 30, 50 ou 70 anos que ficarei "sem trabalhar".

Um momento, você ainda não acredita que esse número é suficiente? Vamos fazer a prova real!? Vamos retirar 4% desse patrimônio para ver se bate com minhas despesas.

(R$ 537.000,00 / 100) * 4 = R$ 21.480,00

Lembra que o valor que eu preciso para suprir minhas despesas no ano é de exatamente R$ 21.480,00 !? 

Bom é isso pessoal, o valor que eu preciso para conseguir largar o trabalho e viver apenas da forma como eu vivo hoje é este de R$ 537.000,00 agora se eu quiser ter um ganho extra eu preciso juntar mais.

Vamos analisar uma pessoa que tem os mesmos gastos que eu mas que gostaria de se aposentar com uma renda de R$ 10.000,00. Para isso basta fazer o mesmo calculo acima:

(R$ 10.000,00 * 12) * 25 = R$ 3.000.000,00  

Com um patrimônio de R$ 3.000.000,00 você já iria dispor de uma renda mensal de R$ 10.000,00 segura da inflação e de impostos.

O post ficou um pouco grande mas é importante definir o quanto você precisa de forma a assegurar as retiradas pelo resto de sua vida.

Um grande abraço do seu amigo investidor Turco.

Fonte: http://viverderenda.blogspot.com.br/2009/05/tsr-taxa-segura-de-retirada-parte-ii.html
Fonte: http://www.mrmoneymustache.com/2012/05/29/how-much-do-i-need-for-retirement/

14 comentários:

  1. Olá, caro turco! Acabei de descobrir o seu blog através do VR, que tenho acompanhado faz um mês.

    Parabéns pela iniciativa e conte comigo aqui no seu espaço pra poder acompanhar os seus passos, rs. Eu tb estou nessa busca, mas para uma idade acima da sua, até pq já estou chegando aos 40. Além disso, eu ainda não tenho o perfil pra investir em RV.

    Uma dúvida: nos seus cálculos, vc fala em usar um valor entre 20 e 50 na fórmula. Parto de qual princípio pra escolher esse valor? O que ele significa exatamente?

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thiago, obrigado pela visita e pelas palavras.

      Estamos aqui para crescer juntamente ao compartilhar informações. Eu acho que mais importante do que a idade, é a iniciativa de começar a se planejar para o futuro, então não se atente muito a isso. A RV é importante para o crescimento substancial do patrimônio, sugiro fazer a regra dos 80 do Cerbasi, pra pelo menos ter parte da sua carteira em RV.

      Respondendo sua pergunta, o estudo trinity sugere que uma TSR de 3% ou 4% ao ano, sobreviva aos períodos mais instáveis da economia por mais de 30 anos, e pra chegar no número exato do que você precisa por ano que seja exatamente os 4% do seu patrimônio, você deve multiplicar por 25, mas caso você use o 20 por exemplo, você iria precisar de uma TSR de 5% sobre o valor do seu patrimônio e consequentemente estar mais propício a corrosão do seu patrimônio.

      Sugiro a leitura do estudo para maior compreensão, https://goo.gl/UlQ6B8

      Grande abraço e Feliz Natal.

      Excluir
  2. Parab'ens pelo post IT. Parece que finalmente o brasileiro esta estudando e buscando qualidade de vida acima de trabalho escravo.
    Tenho um blog semelhante e agradeceria imensamente se pudesse linkar ele ou mesmo visitar e deixar seu comentario.
    http://fyoumoneybrasil.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita fyoumoneybrasil, já está linkado.

      Acho que o brasileiro está aos poucos se atentando que o governo não pode suprir tudo.

      Grande abraço do Turco e um Feliz Natal.

      Excluir
  3. Bem vindo a blogsfera Turco, se surgir vaga no ranking te add, Abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. omicro, se surgir mais uma vaga, por favor add o meu ai....colocarei o link no meu blog de todos que linkarem o meu e me avisarem. valeu
      http://fyoumoneybrasil.blogspot.com/

      Excluir
    2. Obrigado micro.

      Grande abraço e Feliz Natal.

      Excluir
  4. Cara, muito boa sua postagem. Mas vale a pena pensar que você está considerando que irá manter o mesmo padrão de vida! Acontece que ficamos velhos e os nossos gastos com Saúde aumentam bastante! Sugiro inserir nessa conta um plano de uns R$500,00 (acho um valor razoável!). Não deixe de visitar o meu blog (https://pacienciafinanceira.blogspot.com.br/)
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então pacienciafinanceira, é realmente um gasto muito importante e que não deve ser esquecido, por isso mencionei no post que é muito importante ir atualizando o valor que você definiu no início.

      Estarei acompanhando os seus posts, grande abraço do seu amigo Turco.

      Excluir
  5. Bem vindo a blogosfera!
    Abraço e bons investimentos!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Bacana a postagem, em minha caminhada aumentei MUITO meus gastos. Absurdo mesmo, mas acostumei com o padrão de vida e reduzir tem sido um sacrifício enorme, mas 2016 foi ano de ajustes.

    Sou novo também na blogosfera, se tiver como, dê uma passada lá também: http://investidorprecoce.blogspot.com.br/

    Vou adicionar no blogroll
    abraços!




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita Investidor Precoce!

      Penso no aumento dos gastos constantemente, agora mesmo se eu for atualizar os valores, terei um gasto anual que eu não esperava de pelo menos R$ 1.000,00

      Que 2017 seja melhor para todos nós, já te add no blogroll.

      Abraço do seu amigo Turco.

      Excluir